Início » Quadros de Distribuição: O Que é e Como Montar
Quadros de Distribuição: O Que é e Como Montar
A rede elétrica é responsável por conectar a central elétrica, onde é produzida a energia, ao consumidor final (residência, comércio, indústria). E para garantir seu funcionamento seguro e adequado, os chamados quadros de distribuição são imprescindíveis. Neste contexto, entender exatamente o que é e como funcionam esses quadros é extremamente importante. Afinal, evitam problemas na rede e até mesmo prejuízos na conta.
O que é quadro de distribuição?
Em construções residenciais, comerciais e industriais, as instalações elétricas são divididas em vários circuitos. Neste cenário, o quadro de distribuição é responsável por distribuir a energia elétrica aos diferentes pontos elétricos e conectá-los aos condutores.
Afinal, os dispositivos que distribuem energia aos pontos estabelecidos para entrada e saída elétrica ficam alocados nos quadros de distribuição. É indispensável que, no quadro de distribuição, seja claramente possível identificar os circuitos, facilitando a manutenção.
O quadro de distribuição também é chamado de quadro de distribuição de circuitos (QDC), painel elétrico, quadro do disjuntor e quadro de luz. Mas, seja qual for a nomenclatura utilizada, é através dele que acontece a distribuição correta de energia para os pontos de saída elétrica da construção, incluindo tomadas, lâmpadas, chuveiros e ar condicionado.
Em resumo, o quadro de luz reúne todos os circuitos, permite controle total sobre a instalação elétrica da construção e dá mais segurança ao local, desde que seja devidamente separado de acordo com o tipo de circuito: iluminação, tomadas de uso geral (TUG), tomadas de uso específico, entre outros.
Na hora de adquirir quadros de distribuição é fundamental levar em conta que o painel pode ser classificado, primeiramente, como quadro de embutir e quadro de sobrepor. Além disso, existem as versões monofásica, bifásica e trifásica. Mas qual a diferença entre elas?
Quadro de distribuição de embutir
O quadro de distribuição de embutir é um tipo de painel elétrico que deve ser instalado dentro da parede, o que dá um pouco mais de trabalho, uma vez que será necessário quebrar a parede para que seja possível embutir o quadro de luz adequadamente.
Quadro de distribuição de sobrepor
Já o quadro de distribuição de sobrepor é um tipo de painel que é instalado sobre a parede. Ou seja, o quadro pode ser parafusado diretamente na parede da construção, ficando mais exposto, sem que haja a necessidade de quebrá-la.
Na prática, as instalações monofásica, bifásica ou trifásica se diferenciam em relação a quantidade de condutores elétricos e na variação de voltagens que os aparelhos podem funcionar (127/220V).
Quadro de distribuição monofásico
O sistema é composto por dois condutores elétricos: um condutor de fase e um condutor neutro. As instalações elétricas são de 127V ou 220V e variam de acordo com a concessionária de energia elétrica.
Quadro de distribuição bifásico
O sistema de distribuição bifásico apresenta três condutores elétricos: dois condutores de fase e um condutor neutro. A tensão elétrica nesse tipo de instalação pode variar entre 127/220V ou 220/380V.
Quadro de distribuição trifásico
Por último, o sistema trifásico é composto por quatro condutores: três condutores de fase (R, S,T) e um neutro. E, assim como o sistema bifásico, também possui tensões de fase que variam de 127/220V ou 220/380V e, em algumas situações, oferecerem potências de até 75KW (75000W).
Sendo assim, na hora de planejar uma instalação elétrica é primordial considerar o tipo de construção (comercial, residencial ou industrial) e atividade realizada no local, assim como o consumo de energia.
Como funciona um quadro de distribuição?
O quadro de distribuição concentra todo o cabeamento que compõe a instalação elétrica da construção. É ele também que armazena os dispositivos de proteção da rede: os disjuntores, o diferencial residual e o dispositivo de proteção contra surtos.
Disjuntores
Os disjuntores protegem a instalação elétrica de curtos-circuitos e sobrecargas. Para que isso seja possível, eles funcionam interrompendo imediatamente o funcionamento das redes para evitar danos ou incêndios quando acontece um excesso de carga. A quantidade de disjuntores no quadro varia de acordo com a necessidade da rede.
Diferencial residual (DR)
A função do interruptor diferencial residual, conhecido também pelas siglas IDR ou DR, é detectar e evitar fugas de corrente da instalação elétrica. Ou seja, é responsável por proteger os moradores ou frequentadores da construção contra choques e incêndios.
Dispositivo de proteção contra surtos (DPS)
Um surto elétrico nada mais é do que um distúrbio na rede elétrica que pode causar danos ao atingir eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Esse tipo de situação é comum na volta de quedas de energia, no liga/desliga de máquinas e quando a rede é atingida por raios, por exemplo. O papel do DPS é detectar desvios de corrente causados por esses surtos.
Em resumo, o quadro de distribuição funciona através de um ramal de entrada que é protegido por um disjuntor geral. Ao receber a energia da distribuidora, a potência resultante dessa entrada então é dividida pelo quadro entre os diversos disjuntores que partem dos circuitos para acionar os interruptores que são responsáveis pelo controle da iluminação, por ligar aparelhos e máquinas, entre outras funções.
A montagem e instalação do quadro deve ser planejada e executada por um eletricista experiente que possa garantir a segurança e a eficiência do sistema, evitando problemas na distribuição da energia e evitando acidentes graves.
Qualidade em quadros de distribuição é na KrausMuller
A KrausMuller é responsável por uma linha completa de materiais elétricos, incluindo quadros de distribuição com várias opções de módulos, que têm qualidade e segurança comprovadas. Também trabalhamos com outros tipos de peças, dispositivos e materiais elétricos, como caixas de passagem, prensa-cabo, plugues e tomadas, linha de blindagem, entre outros. Aqui você encontra excelente atendimento com garantia de eficiência.
Para mais informações, entre em contato e confira nosso catálogo completo.
Com objetivos alinhados à sua estratégia de atuação e a processos inovadores, a KrausMuller Indústria e Comércio, vem, desde sua fundação em 1999, conquistando o mercado com a qualidade e funcionalidade de seus produtos, aliados à excelência de seu atendimento ao cliente.