Redes monofásica, bifásica e trifásica: conheça as diferenças entre elas

As instalações elétricas são implementadas de acordo com a necessidade de cada projeto, seja ele residencial, comercial ou industrial. Independentemente da finalidade da distribuição, a energia elétrica fornecida pelas concessionárias deve passar pelos transformadores instalados nas redes monofásica, bifásica ou trifásica.

Cada um dos sistemas deve ser utilizado para necessidades específicas, seguindo valores de potência elétrica, tensão da fase e linha de distribuição. Os parâmetros podem ser alterados conforme as exigências da instalação elétrica e os equipamentos conectados à rede, como no caso de indústrias que precisam de níveis diferenciados na sua rede de energia.

Acompanhe o nosso artigo e entenda mais a respeito das diferenças dos sistemas monofásico, bifásico e trifásico.


Como funciona o sistema monofásico?

O transformador monofásico possibilita a conexão do equipamento com o local abastecido pela energia através do uso de apenas dois fios (condutores elétricos), sendo um condutor fase e um condutor neutro.

Nesse tipo de instalação, a tensão elétrica alcança 127V ou 220V, com variações que dependem da concessionária de energia elétrica da região. Para esse sistema monofásico, os equipamentos residenciais podem consumir, em média, uma potência máxima de 8000 watts.

Uma rede desse porte é distribuída por tomadas de uso geral para fornecer energia para aparelhos básicos do cotidiano em imóveis residenciais. Televisões, computadores, notebooks, pontos de iluminação, chuveiro elétrico, carregadores de smartphones, entre outros, são exemplos de equipamentos.

Rede bifásica: saiba suas características

O sistema bifásico é instalado somente em transformadores localizados em regiões rurais, porque nesses ambientes não haverá consumo elevado de energia em comparação às necessidades de centros urbanos.

A rede é implementada com três condutores elétricos: duas fases e um neutro. Nesse tipo de sistema, o transformador possui tensões elétricas de 127V ou 220V para fazer a alimentação de instalações com consumo médio de 12000 até 25000 watts.

Sistema trifásico

Transformadores trifásicos podem ser implementados para atender regiões urbanas, com residências e empresas variadas, além de instalações para segmentos industriais. A ligação desse sistema é feita através de quatro condutores: três fases (R, S, T) e um neutro.

Para essa rede, as tensões elétricas podem variar também entre 127V ou 220V, com potência de 25000 até 75000 watts, atendendo às exigências de instalações em Comércio ou Indústria.

Por que a rede trifásica é considerada vantajosa?

A distribuição de energia elétrica através de transformadores é realizada na maioria das vezes por sistemas trifásicos. Isso acontece porque a rede trifásica exige uma quantidade menor de cobre ou alumínio para fornecer a mesma potência elétrica em comparação à rede monofásica, por exemplo.

Na implementação de um sistema trifásico, os geradores são mais leves e menores que os utilizados na rede monofásica. Além disso, motores trifásicos possibilitam a distribuição de energia elétrica para longas distâncias, alcançando estabelecimentos e equipamentos de diversos formatos.

Com o uso da rede trifásica, equipamentos utilizados por empresas industriais operam com muito mais eficiência, proporcionando vantagens econômicas para todo o projeto. 

Instalações de Sistemas Elétricos: benefícios do uso de prensa-cabos

Os prensa-cabos são componentes de proteção para a fiação elétrica, recomendados para diversos tipos de instalações. Seja para uma caixa de medição ou implementações mais robustas, o uso dos prensa-cabos é a garantia de obter maior resistência, qualidade e segurança para os projetos.

Componentes são essenciais para garantir máxima proteção contra agentes externos, os prensa-cabos são fabricados para evitar problemas causados pela poeira e água nas instalações elétricas. 

As peças são desenvolvidas com materiais certificados, podendo ser encontradas nos seguintes modelos:

  • Prensa-cabos metálicos;
  • Prensa-cabos de nylon;
  • Prensa-cabos multivias;
  • Prensa-cabos bipartidos etc.

Componentes Elétricos Certificados: qualidade e segurança KrausMuller

Disponibilizamos uma linha completa de produtos de alta qualidade para implementar a rede elétrica de instalações residenciais, comerciais ou industriais, como os prensa-cabos da KrausMuller, fabricados de diversos tipos e funções distintas para atender às necessidades de cada projeto de sistema elétrico.

Entre em contato com a nossa equipe técnica e saiba como a KrausMuller ajuda você a garantir total segurança para instalações elétricas em diversas edificações.

ENTRE EM CONTATO
CONOSCO

Disponibilizamos canais exclusivos para que você possa tirar todas as suas dúvidas, solicitar orçamentos e obter um atendimento personalizado!

PREENCHA O
FORMULÁRIO

Caso prefira, preencha os campos do formulário que nós entraremos em contato com você o mais rápido possível!

Como você prefere que retornamos o contato? (Opicional)

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?