Responsável pela organização de cabos e acesso às redes elétricas, além da proteção contra curtos-circuitos, a caixa de passagem elétrica é muito útil, sendo grande aliada na segurança e organização de cabos e fios.
O equipamento é fundamental para o funcionamento de toda a rede elétrica. Sua utilização deve seguir a norma NBR-5410, que define regras e condições para instalações elétricas em casas, prédios, comércio, indústria, entre outras.
Segundo a norma brasileira, as caixas de passagem elétrica devem seguir as características de cada edificação. Isso significa que o equipamento possui diversos tipos, recomendados para as necessidades da rede elétrica.
Quais são as funções da caixa de passagem elétrica?
As caixas de passagem para cabos e fios elétricos devem ser utilizadas para funções como:
- Organização e distribuição de fios e cabos
- Ligação de fios em interruptores ou tomadas
- Permitir emendas
- Mudar o direcionamento de fios e cabos
- Fazer subdivisão em partes de segundo grau
- Facilitar a manutenção dos fios
Tipos de Caixa de Passagem Elétrica
Na Construção Civil, existem diversos tipos de caixas de passagem elétrica, desenvolvidas com materiais de PVC, Aço Inox, Concreto, Alumínio etc.
As instalações elétricas fazem parte de uma das etapas mais importantes para uma edificação. Por isso, elas exigem equipamentos específicos para atender as necessidades da construção, garantindo a segurança do local de acordo com as determinações na norma NBR.
Os tipos de caixa de passagem elétrica são:
- Caixa de sobrepor
- Embutir na parede
- Embutir no teto
- Com espelho
- Parafusada com porta
Onde usar a Caixa de Passagem Elétrica?
Um ponto de tubulação com entrada ou saída de condutores deve contar com o uso de uma caixa de passagem elétrica. Pontos de emenda ou derivação de condutores são casos também que necessitam o uso do equipamento de proteção elétrica. Quando for necessário segmentar a tubulação, use também uma caixa de passagem na edificação.
Os diferentes tipos de caixa de passagem elétrica devem ser usados das seguintes maneiras:
Caixas de sobrepor
Esse modelo de caixa de passagem elétrica deve ficar sobre a parede. Por isso, sua instalação deve ser feita depois da construção finalizada e das paredes rebocadas. Devido a essa característica, esse tipo de caixa de passagem é bastante recomendada quando a rede elétrica do prédio precisa ser reformada.
Caixas de embutir na parede
caixas de passagem elétrica para embutir na parede são as mais utilizadas em construções residenciais, com a sua instalação realizada dentro da parede. Modelo indicado para instalação de tomadas e interruptores.
Caixas de embutir no teto
Esse tipo de caixa de passagem elétrica é usada para instalações de ventilação de teto e iluminação.
Caixas com espelho
Instalada também na parede, essa caixa de passagem tem seu uso limitado a uma função: passagem de fios condutores.
Caixa parafusada com porta
Os pontos de emenda e derivação dos fios elétricos devem ser colocados na caixa de passagem parafusada com porta, instalada também dentro da parede. O modelo é indicado também para os casos de separações entre as tubulações elétricas.
Você sabe qual é o melhor tipo de caixa de passagem elétrica para sua instalação? Conte com a KrausMuller!
As caixas de passagem da KrausMuller são desenvolvidas para instalação em sobrepor, com fator de isolação elevado para um maior grau de proteção e segurança
Indicado para montagem de equipamentos elétricos, passagem e comando, possui design moderno elaborado de acordo com normas de padronização.
Acesse nosso site, veja nossas caixas de passagem elétrica e adquira já o equipamento KrausMuller para o seu projeto.