Início » Blindagem de Rede: O que Fazer para Evitar Prejuízos e Acidentes
Blindagem de Rede: O que Fazer para Evitar Prejuízos e Acidentes
Alterar o equipamento de medição, intervir nas ligações da emenda para evitar o registro do medidor e fazer ligações ilegais à rede elétrica, são práticas que geram acidentes e prejuízos.
A blindagem de rede, por sua vez, é uma solução bastante eficiente para inibir essas ações consideradas crimes, mas que ainda assim, são frequentemente praticadas no país.
A seguir, entenda melhor o que é e como funciona essa medida.
Por que fazer blindagem de rede?
É impossível falar em alterações nos equipamentos de medição, intervenções nas ligações das emendas e ligações ilegais à rede elétrica sem citar os riscos associados a essas práticas tão frequentes, mas criminosas. E quais são esses riscos, na prática?
Acidentes
A manipulação de dispositivos elétricos demanda algumas medidas de segurança indispensáveis para evitar acidentes envolvendo não apenas a pessoa responsável pela prática, mas também dos moradores e frequentadores do local.
Prejuízos
Prejuízos materiais e financeiros também podem ser causados por essas alterações ilegais nas redes e instalações elétricas. Isso porque as ligações ilegais reduzem a qualidade da transmissão de energia e prejudicam o funcionamento de máquinas e equipamentos.
Danos aos equipamentos de distribuição
O furto de energia não prejudica apenas o funcionamento de máquinas e equipamentos. A prática também aumenta os riscos de curtos-circuitos e de sobrecarga na rede, o que certamente causa danos aos equipamentos de distribuição de energia.
E é justamente com o objetivo principal de evitar esses problemas e transtornos que é recomendado realizar a blindagem de redes. Mas, o que é e como funciona?
Como é realizada a blindagem de rede?
O termo blindagem de rede engloba uma série de ações tomadas para evitar o furto de energia e interferências na transmissão de energia e na leitura dos gastos.
Protetor de emenda antifurto: peça que protege um dos pontos mais expostos e suscetíveis a fraude: a derivação de ramais .
Protetor de cabos BT: indicado para cabos BT multiplexados de até 150 mm², protege e não propaga chamas.
Blindagem na roldana: protege outro ponto suscetível ao furto de energia nas instalações elétricas: a roldana.
Sealtubo de blindagem especial: conduíte de fita metálica com excelente maleabilidade, malha trançada de metal, cobertura de PVC flexível alta resistência .
Prensa-cabos 40 daN: feito em nylon com proteção UV para caixas em que é necessária uma resistência a tração de cabos de 40 kg, possui sistema de travamento interno.
Prensa-cabos 10 daN: também feito em nylon com proteção UV, foi projetado para ter resistência a tração de cabos de 10Kgf e possui travamento da porca cônica.
Lençol Metalizado: membrana asfáltica impermeabilizante auto-adesiva, pré-fabricada e aplicada a frio, indicada para proteger cabos para BT.
É importante assegurar que os dispositivos utilizados nesse processo de blindagem de rede sejam extremamente competentes e eficientes. Para que isso seja possível, o primeiro passo é ter acesso a um fornecedor de confiança.
Conheça a linha de blindagem de rede da KrausMuller
A KrausMuller possui uma linha completa de blindagem de rede com excelentes opções de dispositivos para proteger as suas instalações contra furtos. Acesse em nosso site o catálogo completo.
Com objetivos alinhados à sua estratégia de atuação e a processos inovadores, a KrausMuller Indústria e Comércio, vem, desde sua fundação em 1999, conquistando o mercado com a qualidade e funcionalidade de seus produtos, aliados à excelência de seu atendimento ao cliente.